Um estudo desenvolvido na Faculdade São Leopoldo Mandic mostra a alta eficácia do UMDUV, Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta, um equipamento que utiliza da radiação UV-C para desinfecção em diferentes tipos de ambiente. O produto, desenvolvido pela UVCtec, startup que faz parte do Hub Mandic, é constituído por oito lâmpadas e comando Bluetooth. Além disso, é possível calcular a dosagem de radiação necessária para cada ambiente, como consultório médico ou odontológico, escritório, sala de aula, etc., com controle pelo aplicativo para smartphone. “A radiação UV-C realiza a desinfecção ao inativar o patógeno-alvo por efeito da radiação eletromagnética. O dano aos materiais genéticos de vírus, bactérias e fungos provenientes da absorção da radiação ultravioleta é considerado o principal mecanismo de destruição desses microrganismos”, explica o Prof. Dr. Victor Montalli, coordenador da pesquisa e mentor científico da empresa junto ao Mandic Health Innovation Hub.
Método validado
De acordo com o pesquisador, diversos equipamentos com a tecnologia da radiação UV foram lançados recentemente – muitas vezes, sem validação científica. “Todos prometem inativar patógenos indesejáveis, principalmente o vilão do momento: o vírus SARS-CoV-2. Porém, a eficácia da desinfecção por UV-C depende da fluência, ou seja, a densidade de energia multiplicada pelo tempo que ela será aplicada. Para o novo coronavírus, por exemplo, a fluência necessária é de 16,98 J/m2”.
Segundo Dr. Victor Montalli, o sistema UMDUV é capaz de calcular o tempo necessário a partir da distância do ambiente. No modelo de estudo realizado na faculdade e validado cientificamente, para que a bactéria utilizada (L. casei) fosse eliminada, os pesquisadores aplicaram sete vezes mais energia do que a utilizada para inibir o vírus SARS-CoV-2.
Aplicação
De acordo com o professor, uma situação crítica de bioaerossol altamente contaminado e disperso foi gerada em ambiente clínico, ou seja, um ambiente real. “No reservatório de irrigação do equipo odontológico adicionamos a solução microbiana e, posteriormente, uma caneta de alta rotação (motorzinho do dentista), que foi ativada por um minuto, espalhando o spray pelo ambiente, ou seja, simulando a dispersão dos aerossóis. Depois, para quantificar a contaminação inicial, 18 Placas de Petri com a bactéria estudada foram posicionadas em várias distâncias pré-estabelecidas da clínica e foram mantidas abertas por 15 minutos após a geração do spray pela alta rotação. O UMDUV permaneceu ligado no centro da clínica por 15 minutos”, explica Dr. Montalli.
O especialista explica que após a finalização dos testes, as placas foram armazenadas na estufa do laboratório de Microbiologia por 48h. “A contagem de Unidade Formadora de Colônia (UFC) de Lactobacillus casei foi realizada e os resultados demonstraram alta efetividade de redução microbiana no ambiente testado, com redução média acima de 97%”.
Curso de Odontologia
Após a validação científica, foram adquiridas Unidades Móveis de Desinfecção por Ultravioleta (UMDUV, UVCtec), para todas as clínicas de graduação e pós-graduação SLMANDIC. “Utilizamos a UMDUV nas clínicas pelo menos três vezes por dia: pela manhã, durante o horário do almoço e no fim do dia, com o intuito de diminuir o risco de contaminação do ambiente e oferecer ainda mais segurança para os nossos alunos, pacientes, professores e colaboradores”, finaliza Dr. Victor Montalli.
Sobre a São Leopoldo Mandic:
Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 13 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Possui laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, HUB de Inovação e projetos como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico a comunidades carentes. O corpo docente é formado por professores e doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.
Sobre a Mandic Health Innovation Hub:
O Mandic Health Innovation Hub é um importante ponto de encontro para que a comunidade acadêmica da São Leopoldo Mandic, empresas e profissionais apresentem soluções inovadoras, gerem negócios, desenvolvam habilidades de gestão e empreendedorismo, protejam a propriedade intelectual e se conectem, tornando-se um dos principais ecossistemas de inovação em Saúde do País.
Seu propósito de apoiar a validação de novas ideias e a aplicação de soluções inovadoras na rede de produtos e serviços de toda cadeia do setor saúde, envolvendo alunos, professores, profissionais, empresas, startups e investidores, o tornam um espaço catalisador de ações de inovação, que impactam a realidade do setor de saúde no Brasil.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa SLMANDIC:
Sílvia Balbo Messias
E-mail: silvia.balbo@12k.com.br
(19) 3211-3678/ (19) 99852-8219
Mariana Arruda
E-mail: mariana.arruda@12k.com.br
(19) 3211-3815