Radiação UV-C e sua eficácia para saúde

Pesquisa comprova eficácia da radiação UV-C para profissionais da saúde Faculdade São Leopoldo Mandic utiliza Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta para medidas de biossegurança em tempos de pandemia

Um estudo desenvolvido na Faculdade São Leopoldo Mandic mostra a alta eficácia do UMDUV, Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta, um equipamento que utiliza da radiação UV-C para desinfecção em diferentes tipos de ambiente. O produto, desenvolvido pela UVCtec, startup que faz parte do Hub Mandic, é constituído por oito lâmpadas e comando Bluetooth. Além disso, é possível calcular a dosagem de radiação necessária para cada ambiente, como consultório médico ou odontológico, escritório, sala de aula, etc., com controle pelo aplicativo para smartphone. “A radiação UV-C realiza a desinfecção ao inativar o patógeno-alvo por efeito da radiação eletromagnética. O dano aos materiais genéticos de vírus, bactérias e fungos provenientes da absorção da radiação ultravioleta é considerado o principal mecanismo de destruição desses microrganismos”, explica o Prof. Dr. Victor Montalli, coordenador da pesquisa e mentor científico da empresa junto ao Mandic Health Innovation Hub.

Método validado

De acordo com o pesquisador, diversos equipamentos com a tecnologia da radiação UV foram lançados recentemente – muitas vezes, sem validação científica. “Todos prometem inativar patógenos indesejáveis, principalmente o vilão do momento: o vírus SARS-CoV-2. Porém, a eficácia da desinfecção por UV-C depende da fluência, ou seja, a densidade de energia multiplicada pelo tempo que ela será aplicada. Para o novo coronavírus, por exemplo, a fluência necessária é de 16,98 J/m2”.

Segundo Dr. Victor Montalli, o sistema UMDUV é capaz de calcular o tempo necessário a partir da distância do ambiente. No modelo de estudo realizado na faculdade e validado cientificamente, para que a bactéria utilizada (L. casei) fosse eliminada, os pesquisadores aplicaram sete vezes mais energia do que a utilizada para inibir o vírus SARS-CoV-2.  

Aplicação

De acordo com o professor, uma situação crítica de bioaerossol altamente contaminado e disperso foi gerada em ambiente clínico, ou seja, um ambiente real. “No reservatório de irrigação do equipo odontológico adicionamos a solução microbiana e, posteriormente, uma caneta de alta rotação (motorzinho do dentista), que foi ativada por um minuto, espalhando o spray pelo ambiente, ou seja, simulando a dispersão dos aerossóis. Depois, para quantificar a contaminação inicial, 18 Placas de Petri com a bactéria estudada foram posicionadas em várias distâncias pré-estabelecidas da clínica e foram mantidas abertas por 15 minutos após a geração do spray pela alta rotação. O UMDUV permaneceu ligado no centro da clínica por 15 minutos”, explica Dr. Montalli.

O especialista explica que após a finalização dos testes, as placas foram armazenadas na estufa do laboratório de Microbiologia por 48h. “A contagem de Unidade Formadora de Colônia (UFC) de Lactobacillus casei foi realizada e os resultados demonstraram alta efetividade de redução microbiana no ambiente testado, com redução média acima de 97%”.

Curso de Odontologia

Após a validação científica, foram adquiridas Unidades Móveis de Desinfecção por Ultravioleta (UMDUV, UVCtec), para todas as clínicas de graduação e pós-graduação SLMANDIC.  “Utilizamos a UMDUV nas clínicas pelo menos três vezes por dia: pela manhã, durante o horário do almoço e no fim do dia, com o intuito de diminuir o risco de contaminação do ambiente e oferecer ainda mais segurança para os nossos alunos, pacientes, professores e colaboradores”, finaliza Dr. Victor Montalli.

Sobre a São Leopoldo Mandic:

Considerada uma das dez melhores instituições de ensino superior do País há 13 anos consecutivos no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, a Faculdade São Leopoldo Mandic reúne, no corpo docente, professores doutores formados pelas melhores instituições de ensino do Brasil e do Exterior. Estruturada com laboratórios de última geração e clínicas odontológicas completas, a Instituição oferece aos alunos vivência prática nos cursos de Odontologia e de Medicina desde o 1º ano, atividades de pesquisa e prestação de serviços comunitários, convênio com hospitais e Unidades Básicas de Saúde, cursos de graduação e pós-graduação. Possui laboratórios com exercícios de simulação realística, utilizando recursos modernos para diagnóstico, HUB de Inovação e projetos como o Barco da Saúde, que leva atendimento médico e odontológico a comunidades carentes. O corpo docente é formado por professores e doutores com vasta produção intelectual. A Faculdade São Leopoldo Mandic tem outras oito unidades distribuídas pelo País, que oferecem cursos de pós-graduação e mais uma unidade de graduação em Medicina, na cidade de Araras (SP). Canais: slmandic.edu.br; facebook.com/saoleopoldomandic.


Sobre a Mandic Health Innovation Hub:

O Mandic Health Innovation Hub é um importante ponto de encontro para que a comunidade acadêmica da São Leopoldo Mandic, empresas e profissionais apresentem soluções inovadoras, gerem negócios, desenvolvam habilidades de gestão e empreendedorismo, protejam a propriedade intelectual e se conectem, tornando-se um dos principais ecossistemas de inovação em Saúde do País.
Seu propósito de apoiar a validação de novas ideias e a aplicação de soluções inovadoras na rede de produtos e serviços de toda cadeia do setor saúde, envolvendo alunos, professores, profissionais, empresas, startups e investidores, o tornam um espaço catalisador de ações de inovação, que impactam a realidade do setor de saúde no Brasil.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa SLMANDIC:

Sílvia Balbo Messias

E-mail: silvia.balbo@12k.com.br

(19) 3211-3678/ (19) 99852-8219

Mariana Arruda
E-mail: mariana.arruda@12k.com.br

(19) 3211-3815

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Relacionados

Radiação UV-C

Radiação UV-C e sua eficácia para saúde

Pesquisa comprova eficácia da radiação UV-C para profissionais da saúde Faculdade São Leopoldo Mandic utiliza Unidade Móvel de Desinfecção por Ultravioleta para medidas de biossegurança em tempos de pandemia

Experiemente grátis por 7 dias

Automatize a agenda do seu consultório agora mesmo!

Quer indicar o Consulta Já?

Você que administra cursos, palestras, gestão, serviços de marketing, serviços contábeis para profissionais da área de saúde, seja nosso parceiro.

Para você
Suporte
Logo ConsultaJá

Rua Raul Peixoto, 433, Vila Ana Maria
Ribeirão Preto – SP | 14.026-220

Cadastro

Teste grátis por 7 dias e veja como o Consulta Já pode transformar o seu processo de atendimento. Comece a usar agora, basta preencher os dados abaixo:

Cadastro enviado!

Foi enviado as instruções de acesso um material de apóio para o seu email.